quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pele e o Tato!

  Apele é o maior órgão do corpo humano.
É constituída por duas camadas distintas, a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo). 
  Uma vez que toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, a pele também é o maior órgão sensorial que possuímos.Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos. Não obstante, alguns podem captar estímulos de natureza distinta. Cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles estão associados a tecidos não-neurais.


      Nos  vertebrados vários tipos de receptores responsáveis pelas sensações táteis (Tato e pressão). Nos mamíferos há: corpúsculo de Pacini ou de Vater-pacini; corpúsculo de Messner, discos de Merkel; corpúsculo de Ruffini; terminações livres.
      Esses receptores detectam vibrações, toques e distensões da pele e estímulos térmicos (quete e frio) e nocivos, que provocam a sensação de dor.
  • Receptores de Paccini: responsáveis por captar vibrações e movimentos rápidos dos tecidos.
  • Discos de Merkel: possuem sensibilidade tátil e de pressão. Identificam toques contínuos de objetos contra a pele.
  • Terminações nervosas livres: estruturas sensíveis a estímulos mecânicos, térmicos e principalmente dolorosos.
As estruturas a seguir são encontradas nas regiões do corpo desprovidas de pelo, como lábios, mamilos, pontas dos dedos, etc.
  • Receptores de Meissner: essas estruturas identificam toques leves e vibrações.
  • Receptores de Krause: estruturas encontradas nas regiões limítrofes da pele como as membranas mucosas, ao redor dos lábios e dos genitais. São receptores térmicos do frio.
Os receptores de Ruffini são estruturas encontradas somente nas regiões da pele que possuem pelo.
  • Receptores de Ruffini: com forma ramificada, são receptores térmicos de calor.
   


Fontes: LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Sp: Ática, 2005.
Brasil escola e Portal São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário